Mundo

Dois soldados americanos desaparecidos e outros cinco mortos no Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 24/07/2010 14:38
CABUL - Dois soldados americanos são considerados desaparecidos desde sexta-feira no Afeganistão, anunciou neste sábado o comando da Otan, enquanto cinco soldados americanos morreram em ataques com bombas artesanais no sul do país.

"Dois soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) deixaram sua base em Cabul de carro na sexta-feira à tarde e não voltaram", anunciou o comando da Isaf em um comunicado.

Um porta-voz da Otan indicou depois à AFP que os dois militares eram americanos e que seu veículo tinha sido encontrado. Mas a Isaf tem informações contraditórias sobre o destino dos dois militares, acrescentou.

"Nenhum corpo foi encontrado, mas há informações de que os corpos das vítimas teriam sido retirados do local", indicou uma autoridade militar, que pediu para não ser identificada.

O comando da Otan não mencionou a hipótese de sequestro.

Um porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, encarregado principalmente da parte leste do país, indicou à AFP que não sabia destes desaparecimentos.

Os talibãs mantêm em seu poder há mais de um ano um soldado americano, o primeiro capturado desde o início da intervenção internacional no Afeganistão no final de 2001.

O soldado Bowe Bergdahl, de 24 anos, foi considerado desaparecido em 30 de junho de 2009 e sua libertação é uma "prioridade" para as forças internacionais, indicou no final de junho o comando da Otan em Cabul.

As forças americanas tiveram um sábado difícil com a morte de cinco soldados em dois ataques com bombas artesanais no sul do país.

Quatro soldados americanos morreram na explosão de uma primeira mina artesanal. Depois, o comando da Otan anunciou a morte de um quinto soldado em uma segunda explosão de mina artesanal.

Desde o início do ano, 397 militares estrangeiros morreram durante as operações militares no Afeganistão, de acordo com um registro da AFP estabelecido a partir do site independente icasualties.org.

Em julho, 75 soldados já perderam a vida, contra 102 em junho, mês recorde desde o final de 2001.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação