Jornal Correio Braziliense

Mundo

Crise entre Venezuela e Colômbia provoca reunião extraordinária da Unasul

Brasília ; A crise entre a Venezuela e a Colômbia provocou uma reunião extraordinária dos ministros das Relações Exteriores do Brasil e de mais 11 países latino-americanos - Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Paraguai, Uruguai, Guiana, Suriname, Chile e Venezuela. A decisão foi anunciada neste sábado (23/7) à noite, em comunicado oficial, por Rafael Correa, presidente do Equador e presidente temporário da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Criada em maio de 2008, a Unasul é uma organização regional cujo objetivo principal é o fortalecimento do desenvolvimento da América do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também quer colaborar na construção do diálogo entre a Colômbia e a Venezuela. No próximo dia 6, ele se reúne com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e no dia 7, participa da cerimônia de posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos.

[SAIBAMAIS]A reunião extraordinária da Unasul será em Quito, no Equador, em data a ser definida. Anteriormente, Correa afirmou que um dos objetivos da Unasul é manter e fortalecer a paz na região. Segundo ele, é fundamental buscar alternativas para superar o conflito entre a Colômbia e a Venezuela. Há também expectativa de uma sessão extra na Organização dos Estados Americanos (OEA) para debater o tema.

As tensões entre os dois países agravaram-se anteontem (22), quando Chávez anunciou o rompimento das relações com o governo colombiano. Chávez tomou a decisão após a iniciativa do embaixador da Colômbia na Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Alfonso Hoyos, que mostrou, em sessão extraordinária do órgão, fotografias, vídeos e testemunhos para comprovar a existência de 87 acampamentos e de 1.500 guerrilheiros em território venezuelano.

A acusação da Colômbia fez Chávez anunciar a ruptura de relações diplomáticas com o país vizinho. Paralelamente, ele iniciou um processo de articulação com os presidentes sul-americanos para a mediação do conflito. De acordo com especialistas, encaminhar a mediação do conflito para o âmbito da Unasul deixa de lado os Estados Unidos ; que também integram a Organização dos Estados Americanos (OEA) e são os principais aliados da Colômbia no continente.