Mundo

Reunião da Unasul para debater crise Colômbia-Venezuela será na quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 24/07/2010 19:45
QUITO - A reunião extraordinária de chanceleres da Unasul para tratar do rompimento diplomático entre a Colômbia e a Venezuela será celebrada na próxima quinta-feira, em Quito, informou este sábado o governo equatoriano, que exerce a presidência pró-tempore do organismo. O encontro foi coordenado pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, com os países-membros do bloco sul-americano, por disposição do presidente Rafael Correa, destacou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

"A agenda proposta abordará, como pontos principais, o rompimento de relações entre a Venezuela e a Colômbia, e a adoção de mecanismos que possibilitem o fortalecimento do diálogo e da paz na região", acrescentou o texto do comunicado. O governo venezuelano solicitou, na quinta-feira, à presidência pró-tempore da União de Nações Sul-americanas (Unasul) convocar em caráter "de emergência" uma reunião extraordinária de chanceleres do grupo para "denunciar as graves agressões" de Bogotá a Caracas.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, rompeu os vínculos diplomáticos com a Colômbia na própria quinta-feira, depois que Bogotá denunciou, em reunião da Organização de Estados Americanos (OEA), a suposta presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano.

Após o pedido venezuelano, Correa chegou a propor a possibilidade de convocar uma reunião de chefes de Estado do organismo sul-americano e destacou que interporá seus bons ofícios para resolver a crise entre Bogotá e Caracas "o mais rápido possível".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação