Mundo

Chávez volta a enterrar restos mortais de Bolívar

Agência France-Presse
postado em 24/07/2010 20:12
CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, voltou a fechar, este sábado, o sepulcro do Libertador Simón Bolívar, herói da independência de vários países sul-americanos no século XIX, cujos restos haviam sido exumados na semana passada para analisar as causas de sua morte. "Bolívar dignificado pelas mãos do nosso povo e dos nossos soldados. Aqui Bolívar, sua ossada histórica, hoje vive para sempre", disse Chávez ao presidir uma cerimônia no Panteão Nacional de Caracas, por ocasião dos 227 anos de nascimento do Libertador.

O presidente abriu o caixão e, em seguida, soldados com uniforme de gala ergueram a tampa do sarcófago e retiraram de seu interior uma bandeira da Venezuela com sete estrelas, feita na Inglaterra e colocada nos anos 1970. Em seguida, Chávez colocou sobre o caixão uma nova bandeira, bordada exclusivamente na Venezuela, com oito estrelas, como havia decretado Bolívar em 1819.

"Nós te trazemos de presente tua pátria liberta com a nova bandeira confeccionada por teu povo heroico, que te encarna e te vive e te canta, hoje, dia de teu nascimento", exclamou o presidente venezuelano diante dos restos de Bolívar, nascido em uma família da alta sociedade, de origem europeia, de Caracas, em 24 de julho de 1783.

"Não será uma bandeira improvisada como a que a burguesia colocou aqui, trancada, prisioneira como estavam prisioneiros os teus restos, como estava prisioneiro o teu pensamento, lastimado", acrescentou.

Os restos enterrados no Panteão de Caracas foram exumados na semana passada de forma inesperada pelo governo, alegando querer se certificar de que pertencem à Bolívar, determinar as cauas de sua morte e preservar melhor sua ossada.

Uma equipe de especialistas, venezuelanos e estrangeiros, examinou durante várias horas o esqueleto do Libertador, cujo caixão estava fechado desde 1842, retirando várias amostras para um estudo cujas conclusões ainda não foram conhecidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação