Mundo

Colômbia usou "pretexto vulgar" para atacar a Venezuela

Agência France-Presse
postado em 26/07/2010 12:54
O ministro venezuelano da Energia, Alí Rodríguez, afirmou nesta segunda-feira (26/7) que a denúncia da Colômbia de que a Venezuela abriga guerrilheiros colombianos é um pretexto vulgar e ofensivo elaborado junto com os Estados Unidos para atacar seu país.

"É pretexto grosseiro, vulgar e ofensivo para atacar a Venezuela e para atacar os processos libertários em nosso continente", afirmou Rodríguez, no ato pelo 57o. aniversário do ataque ao Quartel Moncada, a principal festa da revolução cubana, presidido por Raúl Castro.

[SAIBAMAIS]"Segundo eles, protegemos o narcotráfico e protegemos o terrorismo", acrescentou Rodríguez, ao destacar que seu país é "amante da paz".

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que deveria participar na comemoração, anunciou a suspensão de uma viagem a Cuba, afirmando contar com "informação de inteligência" que sugere que há riscos de uma "agressão" ao seu país por parte da Colômbia.

Chávez acusou Washington de ser "o grande culpado" e "o grande instigador" de preparar uma "força de contenção" para apoiar esta eventual agressão, e ameaçou suspender a venda de petróleo aos Estados Unidos caso ocorra um conflito armado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação