Agência France-Presse
postado em 26/07/2010 21:39
O Parlamento sérvio manifestou na noite de hoje (26/7) apoio ao governo para que submeta à Assembleia Geral da ONU um projeto de resolução que preconize novas negociações visando uma "solução negociada" para Kosovo.[SAIBAMAIS]A moção parlamentar foi adotada por 192 votos contra 26 e duas abstenções, ao fim de um dia de debates.
O Parlamento sérvio foi convocado em sessão extraordinária após a Corte Internacional de Justiça (CIJ) decidir, na última quinta-feira, que a proclamação de independência realizada pelas autoridades de Pristina, em 17 de fevereiro de 2008, não violou o direito internacional.
Na moção sobre a "defesa da soberania e da integridade territorial do país", os deputados sérvios consideram que um projeto de resolução sérvio adotado pela Assembleia Geral "abrirá as portas para uma solução de compromisso sobre Kosovo por meio de negociações".
O texto adotado pelo Parlamento sérvio considera "necessário" chegar, mediante "negociações pacíficas", a uma "solução permanente, duradoura e mutuamente aceitável para Kosovo, de acordo com a Constituição sérvia".
Também reafirma que a Sérvia jamais reconhecerá, "nem implícita nem explicitamente", a proclamação de independência de Kosovo.