Agência France-Presse
postado em 27/07/2010 10:37
O movimento islamita palestino Hamas pediu nesta terça-feira ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, que se negue a iniciar negociações diretas com Israel."Advertimos que retomar negociações com consentimento dos países árabes ou sob pressão dos Estados Unidos afundará nossas divergências e colocará em grave perigo nossa causa", afirmou um alto dirigente do Hamas, Salah al-Bardawil.
Abbas tem previsto reunir-se com os chancleres da Liga Árabe na quinta-feira.
O dirigente palestino assegurou na segunda-feira estar dispostos a iniciar negociações diretas com Israel quando as condições propícias estiverem reunidas.
Israelenses e palestinos iniciaram em maio conversações indiretas, sob patrocínio do emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell.
As conversações diretas foram suspensas durante a devastadora ofensiva militar israelense do final de 2008 contra a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.
Para retomá-las, a Autoridade Palestina reclama a interrupção da colonização israelense nos territórios palestinos e em Jerusalém Oriental, e que apresente um traçado de fronteiras de um futuro Estado palestino.