Mundo

Moscou bate recordes de temperatura, com mais de 38 graus

Agência France-Presse
postado em 29/07/2010 17:38
A capital russa, tomada por uma onda de calor sem precedentes desde o início do mês, registrou hoje (29/7) uma temperatura recorde de 38,2;C, às 16h (10h GMT), anunciou o serviço meteorológico.

Trata-se de um novo recorde absoluto desde o começo dos registros de temperatura na Rússia há 160 anos, batendo os 37,2;C à sombra de segunda-feira.

Mas o tempo deverá melhorar nos próximos dias, segundo as previsões.

A onda de calor sem precedentes na Rússia e a fumaça causada por incêndios em turfeiras na região vem acompanhada de um aumento da poluição em Moscou, que ultrapassou na quarta-feira dez vezes o nível normal, segundo o observatório da qualidade do ar na capital russa.

Devido ao calor extremo e à poluição, o chefe dos serviços de saúde russos, Guennadi Onichtchenko, aconselha as pessoas a "ficarem em casa e diminuir os esforços físicos", uma recomendação dirigida, particularmente, aos mais idosos e às crianças.

Desde o começo de julho, 576 hectares de vegetação pegaram fogo na região de Moscou, segundo o funcionário do ministério de Situações de Emergência, Evgueni Sekirine, citado pela agência Interfax. Aviões do ministério estão tentando conter o fogo, com o lançamento de água nos locais mais críticos.

As autoridades estão tentando inundar antigos pântanos onde se localiza a turfa - matéria esponjosa, mais ou menos escura, constituída de restos vegetais em variados graus de decomposição, e que se forma dentro da água, em lugares pantanosos, onde é escasso o oxigênio. É muito frequente nas regiões de temperatura mais baixa, onde procede maciçamente de musgos do gênero Sphagum. A turfa retém grande quantidade de água e forma um meio ácido e pobre.

A canícula e a seca na Rússia provocam, também, incêndios florestais, o que levou a evacuação, hoje, de sete acampamentos de férias para crianças na região de Voronej, a cerca de 590km ao sul de Moscou.

A imprensa russa informa que aldeias inteiras foram devastadas pelo fogo em diferentes regiões do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação