Mundo

Mães de turistas americanos presos há 1 ano protestam no Irã

Agência France-Presse
postado em 30/07/2010 15:33
As mães dos três viajantes americanos presos no Irã realizaram um protesto hoje (30/7) em Nova Iorque junto a meia centena de pessoas para exigir a libertação dos jovens.

Com cartéis que proclamavam "um ano é suficiente, deixem-nos ir", "vingança para o Irã", os manifestantes protestaram em frente à sede da embaixada do Irã diante da ONU, no centro de Manhattan.

"Tenho um filho inocente que padece na prisão junto a outros dois amigos inocentes, é hora de poderem regressar à casa", disse à AFP Laura Fattal, mãe de Josh Fattal, 27 anos, um dos três presos.

Junto a Shane Bauer, 27 anos, e Sarah Shourd, 31, Fattal saiu em 31 de julho do ano passado para uma caminhada no Curdistão iraquiano - região montanhosa e árida limítrofe com o Irã, onde a fronteira fica pouco visível - e foram presos por ingressar ilegalmente em território iraniano.

"O estresse mental e psicológico de meu filho e dos dois amigos depois de um ano de prisão é terrível", comentou Laura Fattal, que há dois meses pôde visitar o filho na prisão de Teerã, onde ele está detido.

"Não voltamos a ter novidades desde que retornamos", disse Cindy Hickey, mãe de Shane Bauer. Ela agradeceu o governo americano pelas gestões realizadas, mas comentou que "se estivessem fazendo o suficiente, Shane, Sarah e Josh já teriam voltado".

Sobre a possibilidade de realizar outra visita a Teerã, Nora Shourd, mãe de Sarah, disse que "não queremos voltar lá para vê-los, queremos é que eles retornem de uma vez por todas para casa".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação