Agência France-Presse
postado em 30/07/2010 19:35
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que realizou uma breve visita ao Paraguai, disse hoje (30/7) que ajudará a reconstruir as relações entre Colômbia e Venezuela."Vou trabalhar para reconstruir a relação entre Venezuela e Colômbia, sendo presidente ou não do Brasil", garantiu o presidente na cidade paraguaia de Villa Hayes, 50km ao norte de Assunção.
Devemos buscar uma solução ao conflito entre Colômbia e Venezuela com o objetivo de conseguir a paz entre ambas as nações, enfatizou Lula. "Creio que a única palavra que não pode existir entre ambos os países é a guerra, a palavra ;paz; deve ser pronunciada", afirmou a jornalistas.
Lula chegou a Villa Hayes para participar do início da instalação de uma linha de alta tensão a partir da hidrelétrica de Itaipu, a represa que Paraguai e Brasil dividem sobre o rio Paraná, a 370km a leste de Assunção.
Bogotá denunciou em 22 de julho na Organização dos Estados Americanos (OEA) que em torno de 1,5 mil guerrilheiros colombianos estão abrigados em território venezuelano com a tolerância de autoridades desse país.
Após a denúncia, o líder venezuelano, Hugo Chávez, rompeu as relações com a Colômbia e colocou em alerta as Forças Armadas ante um eventual ataque militar desse país com o apoio dos Estados Unidos.