Mundo

Colômbia garante que não atacará a Venezuela

postado em 31/07/2010 15:45
Brasília ; Para evitar um conflito ainda maior com a Venezuela, o governo da Colômbia divulgou hoje (31/7) um comunicado garantindo que não atacará o país vizinho. Os rumores sobre um possível conflito aumentaram após o envio de tropas venezuelanas para a fronteira entre os dois países.

;A Colômbia nunca pensou em atacar o povo irmão da República Bolivariana da Venezuela, como declarou o presidente daquele país, em um claro engano político à sua própria nação;, diz a mensagem divulgada no site do governo colombiano.

No comunicado, a Colômbia afirma que continuará insistindo na adoção de um instrumento que faça com que o governo da Venezuela cumpra a obrigação de não abrigar terroristas colombianos em seu território.

Ontem (30/7), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou o envio de tropas para a fronteira com a Colômbia. Ele acusou o governo colombiano de ter invadido o espaço aéreo venezuelano e admitiu ter revisado planos de guerra para um eventual conflito.

No último dia 22, o governo da Colômbia apresentou, em uma sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), denúncia sobre a suposta existência de 87 acampamentos e de 1,5 mil guerrilheiros colombianos em território venezuelano. Após as acusações, Chávez anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação