Mundo

Toureiros pedem 'liberdade' para assistir a corridas de touro em Barcelona

Agência France-Presse
postado em 01/08/2010 16:06
BARCELONA - Os toureiros aproveitaram a primeira corrida realizada em Barcelona após a proibição de espetáculos com touros na Catalunha a partir de 2012 para pedir respeito à "liberdade" de assistir a estes eventos em uma manifestação antes da festividade.

"Exigimos respeito à liberdade individual de assistir a um espetáculo que é a expressão de nossa cultura e de nossas tradições", indicou o manifesto lido na Praça Monumental da capital catalã.

"Nós, profissionais da Tauromaquia, manifestamos nossa rejeição à decisão do Parlamento catalão de proibir as corridas nessa Comunidade. Pedimos o fim da manipulação política da festa, exigimos garantias de nosso direito ao trabalho e exigimos respeito à liberdade individual", assegurou o manifesto.

"Em solidariedade aos fãs catalães e pela liberdade de ir às touradas, viva a festa taurina", concluiu o texto.

O documento foi lido em todas as praças espanholas onde neste domingo houve eventos com touros, como Santander, Pontevedra e Madri. Leituras estavam previstas também em França e Portugal.

Foi a primeira reação do mundo das touradas à decisão do Parlamento Regional catalão de proibir esses eventos a partir de 2012.

Pouco antes do início do evento em Barcelona, que contou com a presença de por volta de mil de pessoas, cerca de cinquenta fãs e opositores das touradas discutiram na entrada da Monumental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação