Agência France-Presse
postado em 02/08/2010 20:54
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não participará da cúpula do Mercosul que ocorrerá amanhã (3/8) na cidade argentina de San Juan (oeste), disse hoje à AFP uma fonte da embaixada venezuelana."O presidente Chávez não participará da cúpula e será substituído (na reunião) pelo chanceler Nicolás Maduro", disse a fonte, que pediu para não ser identificada, sem informar os motivos da ausência, em meio à crise diplomática entre Venezuela e Colômbia.
Na reunião de chanceleres do bloco, prévia da cúpula presidencial, Maduro limitou o tratamento do conflito do país com a Colômbia ao âmbito da União Sul-Americana das Nações (Unasul), integrada pelos 12 países da região.
"Pensamos que é um tema que já foi tratado na Unasul", disse Maduro na reunião do Conselho do Mercado Comum, que reúne chanceleres e ministros da Economia do bloco, do qual a Colômbia não é membro.
A Venezuela rompeu relações diplomáticas com a Colômbia em 22 de julho depois da denúncia do governo do presidente em fim de mandato Alvaro Uribe sobre a suposta presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano, em uma escalada que levou Chávez a anunciar a mobilização de tropas na fronteira.
O Mercosul é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como sócios plenos, enquanto que a Venezuela está em processo de adesão, e Bolívia e Chile são países associados.