Mundo

EUA estão preocupados com saúde de americano preso na Coreia do Norte

Agência France-Presse
postado em 02/08/2010 22:16
Os Estados Unidos manifestaram hoje (2/8) preocupação pelo estado de saúde de Ajalon Gomes, um americano que cumpre oito anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte como pena por supostamente atravessar a fronteira ilegalmente.

"Temos preocupações sobre a saúde e o bem-estar dele. Instamos a Coreia do Norte a colocá-lo em liberdade por razões humanitárias", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, a jornalistas.

Quanto ao estado de saúde atual do americano, Crowley não deu declarações, ao ser questionado sobre a notícia de que ele teria iniciado uma greve de fome.

Crowley disse que os Estados Unidos tinham "contato regular com ele" através da embaixada da Suécia, que representa os interesses americanos na Coreia do Norte, e que esteve em contato direto com os norte-coreanos neste caso.

O porta-voz do Departamento de Estado negou que os Estados Unidos estivessem considerando mandar um enviado especial, como o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), em uma tentativa de conseguir a libertação de Gomes.

Clinton obteve anteriormente a libertação de dois jornalistas americanos após uma visita à Coreia do Norte.

No mês passado, Pyongyang disse que Gomes tentou se suicidar e que ele estava sendo atendido em um hospital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação