Agência France-Presse
postado em 03/08/2010 09:47
Seis insurgentes talibãs, entre eles dois camicases, atacaram nesta terça-feira (3/8) a base aérea de Kandahar, principal centro militar dos EUA no sul do Afeganistão, ferindo um soldado e dois civis.Dois camicases talibãs acionaram os explosivos que transportavam perto de uma entrada da base para permitir que outros quatro insurgentes invadissem o lugar.
O ataque desatou um confronto com as forças internacionais que durou uma hora, segundo Zalmai Ayobi, porta-voz do governo de Kandahar.
"Dois atacantes morreram no tiroteio e os os dois últimos continuaram resistindo", declarou Ayobi à AFP, precisando que dois civis e um soldado da Otan ficaram feridos.
O comando da Otan em Cabul confirmou, por sua parte, um ataque frustrado. "Houve um ataque do lado de fora da base militar de Kandahar. Um camicase tentou passar pela entrada, mas não conseguiu entrar", afirmou a Aliança, precisando que o insurgente morreu ao detonar seus explosivos.
Um porta-voz regular dos talibãs, Yousuf Ahmadi, reivindicou o ataque numa ligação à AFP.
A base de Kandahar possui um imenso aeroporto militar. Ela se localiza na periferia de Kandahar, a terceira maior cidade do país e berço do movimento talibã, onde as forças internacionais lançaram uma operação de grande envergadura.
Em 4 junho passado, a base foi alvo de disparos de foguetes que fizeram alguns feridos leves.
Os talibãs igualmente dispararam foguetes contr essa base em 22 de maio. Vários militares da Otan e trabalhadores civis ficaram feridos.
O movimento talibã prometeu em maio lançar uma série de operações de "jihad" -- ataques, atentados e assassinatos - visando às forças da Otan e os estrangeiros presentes no país.