Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama usa metáfora de automobilista para caçoar dos republicanos

"Barbeiros", "rodas presas", "ruins de roda", "não vamos dar as chaves a vocês": Barack Obama usou de muitas metáforas ligadas ao automobilismo na noite de segunda-feira (2/8) para criticar os republicados e até seu predecessor, George W. Bush, a três meses das eleições legislativas consideradas cruciais.

Ante 200 convidados reunidos para um jantar de levantamento de fundos em benefício do Partido Democrata, em Atlanta (Geórgia, sudeste), o presidente afirmou que seus adversários apostam numa amnésia dos americanos, com a aproximação das eleições de novembro para o Senado e a Câmara de Representantes, as duas Casas controladas pelos democratas.

Segundo ele, os republicanos "não apresentaram uma só ideia nova para resolver as dificuldades dos americanos". "Não tiveram uma só ideia diferente das de George Bush. Uma só", acrescentou, numa rara crítica direta às políticas de seu predecessor republicano.

"São os que estavam no volante e acabaram jogando o carro no buraco", zombou Obama, em alusão à crise econômica de 2007-2008 que, segundo ele, foi causada pela desregulação do mercado financeiro encorajada pelos republicanos, e que forçou sua administração a adotar, desde sua posse, um plano de resgate maciço.

"Nós nos arrastamos na lama, pelejamos, empurramos e eles ficaram olhando", prosseguiu Obama, insistindo em criticar a falta de cooperação dos republicanos no Congresso.

"Finalmente, conseguimos tirar o carro do fosso, estamos prestes a dar-lhe a partida e eles nos dizem: parem, dê-nos as chaves", ironizou o presidente.

"Não entregaremos as chaves! Vocês não sabem dirigir", lançou Obama.

"Notem bem, quando vocês entram no carro e querem avançar, colocam a marcha no D", como "Drive" e "democrata", continuou o presidente. "Quando querem dar marcha a ré, o que fazem? Colocam no R", como "Reverse" (marcha a ré) e "republicano".

Mas "não queremos mais dar marcha a ré e cair no fosso", concluiu Obama.