Agência France-Presse
postado em 03/08/2010 12:31
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, insistiu nesta terça-feira (3/8) em Tóquio sobre a necessidade de um forte engajamento internacional por um mundo sem armas atômicas, destacando o papel importante do Japão neste domínio."O Japão é um importante ator em favor do desarmamento nuclear e da não proliferação", afirmou Ban durante uma coletiva de imprensa, junto com o ministro japonês das Relações Exteriores, Katsuya Okada.
O secretário-geral da ONU chegou nesta terça-feira ao Japão para uma visita de cinco dias. Durante sua estada, ele deve participar das cerimônias das tragédias de Hiroshima e Nagasaki, cidades do sudoeste do Japão devastadas há 65 anos por bombas atômicas americanas.
"Vou visitar Hiroshima e Nagasaki para relembrar ao mundo que os armamentos nucleares são uma real ameaça e que temos que fazer tudo o que podemos em prol de um mundo sem bombas atômicas e nem proliferação", declarou Ban.
Ban Ki-moon será o primeiro secretário-geral da ONU a assistir às homenagens anuais em Hiroshima, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Japão e diplomatas da França e da Grã-Bretanha.
Ban também conversou com o líder da diplomacia japonesa sobre o importante papel do Japão nas missões de manutenção de paz conduzidas pela ONU, sobre questões de tensões diplomáticas relacionadas à Península coreana, ao Irã e ao Afeganistão, bem como sobre questões internacionais relativas à luta contra o aquecimento global e a pobreza.