Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hezbollah libanês adverte que reagirá ante novo ataque israelense

O chefe do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, advertiu que os militantes não ficarão de braços cruzados "se Israel atacar o exército do Líbano" novamente, depois dos confrontos de hoje (3/8) na fronteira entre os dois países.

"É possível ser um simples espectador depois dessas agressões?", questionou-se Nasrallah em discurso transmitido por um telão para milhões de partidários do poderoso grupo xiita, reunidos nos arredores de Beirute.

"Asseguro-lhes que em qualquer lugar em que o exército (libanês) seja agredido e onde quer que se encontre a Resistência (Hezbollah), ela não ficará nem silenciosa, nem disciplinada", enfatizou durante discurso, proferido por ocasião do quarto aniversário do fim da guerra entre o Hezbollah e Israel, em 2006.

Nasrallah disse, ainda, que os militantes do partido foram mobilizados e estão "à disposição do exército" libanês.

O líder do Hezbollah assegurou, no entanto, que os militantes receberam ordem de não intervir nos confrontos desta terça-feira na fronteira. "Informamos ao presidente da República (Michel Suleiman) que não tomaríamos a iniciativa de intervir", declarou.