Agência France-Presse
postado em 03/08/2010 18:28
O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, chegou na noite de hoje (3/8) à Grã-Bretanha para uma visita ofuscada por tensões entre Londres e Islamabad por causa de declarações feitas pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron.Um porta-voz confirmou a chegada do presidente paquistanês, enquanto a TV britânica exibia imagens de Zardari, que desembarcava, sorridente, de um avião.
Após uma visita de dois dias à França, Zardari ficará cinco dias na Grã-Bretanha, onde deve se encontrar na sexta-feira com David Cameron, muito criticado no Paquistão por ter acusado Islamabad de "exportar o terrorismo".
As declarações de Cameron, na semana passada, durante visita à Índia, vizinha e rival do Paquistão, provocaram grande polêmica em Islamabad.
"Não podemos tolerar, de jeito nenhum, a ideia de que este país (o Paquistão) possa (...) de alguma forma promover a exportação do terrorismo, seja para a Índia, o Afeganistão ou qualquer outro lugar do mundo", disse Cameron.
"Vou dizer a ele que a guerra contra o terrorismo deveria nos unir e não nos opor. Vou explicar-lhe (...) que o meu país é o que paga o preço mais caro por essa guerra em vidas humanas", respondeu Zardari em entrevista ao jornal francês Le Monde, publicada hoje.
Cameron declarou, horas antes da chegada do presidente paquistanês, que não lamentava "em absoluto" as declarações.