Agência France-Presse
postado em 04/08/2010 12:45
O líder cubano Fidel Castro falará no sábado ante o parlamento pela primeira vez desde que adoeceu há quatro anos, e abordará temas internacionais atuais que o preocupam, segundo comunicado oficial.Apesar de a nota publicada pela imprensa cubana não mencionar, o próprio Fidel anunciou, em 26 de julho passado, em um encontro com intelectuais, que solicitaria sua sessão para alertar os deputados sobre os perigos de uma iminente guerra nuclear se os Estados Unidos e Israel atacarem o Irã.
A reunião, que acontecerá uma semana depois da primeira das duas sessões ordinárias anuais do parlamento, será dedicada a "analisar diversos temas de interesse da situaçao internacional", segundo o breve comunicado emitido.
Desde que Fidel Castro se afastou do poder em julho de 2006 devido a uma grave crise de saúde, sua cadeira permaneceu vazia nas sessões parlamentares, encabeçadas por seu irmão, o presidente Raúl Castro.
A poucos dias de completar 84 anos, o ex-presidente abandonou seu retiro médico e, no mês passada, iniciou uma intensa atividade pública.