Mundo

Impacto do vazamento de petróleo no Golfo do México poderá durar "décadas"

Agência France-Presse
postado em 04/08/2010 17:59
O impacto do derramamento de petróleo no Golfo do México poderá durar "anos, e possivelmente décadas", disse hoje (4/8) a titular da Administração Nacional de Assuntos Oceânicos e Atmosféricos (NOAA na sigla em inglês).

Jane Lubchenco concedeu entrevista à imprensa na Casa Branca, depois de a britânica BP anunciar o fechamento do poço avariado. "Acompanhamos preocupados o impacto a longo prazo", disse ela, sobre o vazamento que causou a maior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.

A flora e a fauna submarinas se viram afetadas pelo vazamento durante três meses e sofrerão os efeitos da contaminação durante "anos e, possivelmente, décadas", completou Lubchenco.

No entanto, a funcionária disse estar otimista sobre as consequências da contaminação dos produtos marinhos destinados ao consumo humano, afirmando que os organismos degeneram naturalmente os hidrocarbonetos em algumas semanas.

[SAIBAMAIS]De qualquer forma, as autoridades americanas continuarão realizando análises no longo prazo para assegurar a qualidade desses produtos, disse Lubchenco.

Apesar dessa preocupação, o governo americano mostrou otimismo sobre o sucesso da operação da BP para selar o poço danificado com barro e cimento e colocar um fim definitivo no vazamento de petróleo. "Alcançamos uma condição no poço que nos permite ter uma grande confiança de que não haverá vazamento de petróleo no ambiente", disse o almirante Thad Allen, responsável do governo para supervisionar a luta contra o derramamento, em coletiva de imprensa na Casa Branca.

A BP afirmou nesta quarta-feira ter selado definitivamente o poço de petróleo que causou a mancha de óleo no Golfo, colocando fim ao derramamento iniciado mais de 100 dias atrás.

Allen disse que ainda avalia se será feita agora a tentativa de selar definitivamente o poço, ou se vão esperar até que um poço auxiliar fique pronto, ainda neste mês, algo que ele considera uma solução final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação