Mundo

Membro da Fundação Mandela entrega os diamantes doados por Campbell

Agência France-Presse
postado em 06/08/2010 11:27

Um integrante do fundo de caridade de Nelson Mandela entregou na quinta-feira (6/8) à polícia sul-africana os diamantes doados pela top model Naomi Campbell, que, também na véspera, admitiu tê-los recebido de presente do ex-presidente liberano Charles Taylor.

Naomi Campbell declarou ante o Tribunal Especial de Haia para Serra Leoa (TESL) que, na ocasião, depois de receber o presente, entregou as pedras a Jeremy Ratcliffe, um de seus amigos que trabalhava para o Fundo de Ajuda à Infância de Nelson Mandela (NMCF).

Em um comunicado difundido nesta sexta, Ratcliffe afirmou ter ficado com três diamantes e que jamais os repassou para a NMCF. "Naomi Campbell me entregou três pequenos diamantes brutos no Blue Train em 26 de setembro de 1997", indicou, referindo-se ao luxuoso trem em que viajou com Campbell e outros convidados de Mandela.

A modelo britânica depôs na quinta-feira ante o TESL, onde declarou ter recebido diamantes brutos como presente do presidente liberiano.

A promotoria convocou o depoimento da top model com o objetivo de questioná-la sobre um diamante que Taylor teria enviado para o quarto de hotel da modelo em 1997, depois de um jantar organizado pelo então presidente sul-africano Nelson Mandela, na Cidade do Cabo.

O testemunho de Naomi Campbell demonstrou, segundo os promotores do TESL, que Taylor mentiu ao afirmar que nunca possuiu diamantes brutos. "Estava dormindo e bateram na porta. Abri e dois homens me deram uma bolsinha, dizendo: ;é um presente para você;", contou a modelo.

[SAIBAMAIS]Segundo ela, só abriu a bolsinha na manhã seguinte. "Dentro vi umas pedras, muito pequenas e que pareciam sujas. Não havia explicação alguma, nem nada escrito", acrescentou.

A modelo disse aos juízes que não pensou de imediato que o conteúdo da bolsa eram diamantes. "Estou acostuma a ver diamantes brilhantes, e em caixas", explicou. Campbell assinalou que, no dia seguinte, contou o ocorrido a sua ex-agente Carole White e à atriz Mia Farrow. "Uma delas disse que obviamente eram de Charles Taylor e eu respondi: ;É, acho que foi ele".

Campbell acrescentou que não guardou os diamantes e que os entregou para um amigo, que trabalhava na fundação de Nelson Mandela para a infância.

A modelo disse ainda que não voltou a ver Taylor depois do jantar, nem perguntou a ele sobre o presidente, que não a surpreendeu. "Recebo presentes o tempo todo, a qualquer hora da noite. É normal para mim receber presentes".

Suspeita-se que o ex-presidente liberiano dirigiu os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) em Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil nesse país, de 1991 a 2001.

Crimes contra a humanidade

Taylor, de 62 anos, é acusado de 11 crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra civil no país africano.

Ele alega inocência das acusações de assassinato, estupro, recrutamento de meninos soldados, escravidão e saques.

A Frente Revolucionária Unida é acusada de mutilar centenas de civis, que tiveram suas mãos e braços decepados em uma das guerras mais brutais da história moderna, que matou cerca de 120 mil pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação