Agência France-Presse
postado em 06/08/2010 16:33
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu hoje (6/8) no palácio do governo do colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário geral da Unasul, Néstor Kirchner, com quem conversará sobre a crise diplomática entre Venezuela e Colômbia.Lula, que chegou a Caracas hoje, e Kirchner, que chegou na noite de ontem, participaram com Chávez de uma reunião de trabalho para avaliar projetos de cooperação durante a cúpula entre América do Sul e África (ASA), aberta nesta sexta-feira na capital venezuelana.
Chávez, Lula e Kirchner, que também foi presidente da Argentina, foram posteriormente ao palácio de Miraflores para conversar sobre a ruptura das relações diplomáticas com a Colômbia, decidida por Caracas em 22 de julho em rejeição às acusações de Bogotá sobre a suposta presença de guerrilheiros na Venezuela.
Mais tarde, Lula e Chávez abordarão assuntos de cooperação bilateral. A visita de Lula, mais uma das reuniões trimestrais realizadas pelos presidentes, foi programada antes da crise diplomática.
Venezuela e Brasil mantêm ativas as relações bilaterais e de cooperação nos setores de energia, petróleo, alimentos e infraestrutura, entre outros.
Depois da reunião, ambos os presidentes assinarão uma série de acordos de cooperação para as áreas industriais, agrícolas, entre outras.