Mundo

Alemanha fecha mesquita vinculada aos atentados de 11/9

Agência France-Presse
postado em 09/08/2010 08:48
A polícia alemã fechou uma mesquita em Hamburgo que era frequentada por terroristas que participaram nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, anunciaram nesta segunda-feira (9/8) as autoridades desta cidade do norte da Alemanha.

Em um comunicado, o departamento do Interior do governo da cidade e o diretor da coordenação antiterrorista anunciaram o fechamento da mesquita Taiba (antiga Al Quds) e de um centro cultural associado à mesma.

Vinte policiais entraram na mesquita às 6h locais (1h de Brasília), logo após o fechamento da mesma.

As autoridades não revelaram as razões das medidas, mas estava prevista uma entrevista coletiva sobre o assunto ainda nesta segunda-feira.

A mesquita Taiba era frequentada por Mohammed Atta, o principal autor dos atentados de 11 de setembro em Nova York e Washington, e por vários de seus 18 cúmplices, segundo os serviços de segurança.

Para os serviços de inteligência de Hamburgo, a mesquita era frequentada por 45 suspeitos.

No ano passado, um grupo de 10 pessoas que frequentava a mesquita viajou ao Paquistão ou Afeganistão para receber treinamento militar.

Pelo menos uma das pessoas se uniu ao "Movimento Islamita do Uzbequistão", e divulgou depois um vídeo de propaganda na internet.

Em fevereiro, a polícia federal anunciou ter realizado operações em todo o país para capturar islamitas suspeitos de ter estimulado a radicalização de uma centena de pessoas, que também foram incentivadas a viajar ao exterior para receber treinamento miltar.

Em abril, as autoridades alemãs anunciaram que estavam vigiando 1.100 pessoas com um "potencial terrorista islamita" no país. O governo já havia anunciado que o número de "voluntários" nos campos de treinamento aumentou consideravelmente desde 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação