Mundo

Indonésia prende líder religioso em investigação de ameaças terroristas

Agência France-Presse
postado em 09/08/2010 09:03
A polícia antiterrorista da Indonésia prendeu nesta segunda-feira (9/8) um influente líder religioso muçulmano, Abu Bakar Bashir, em uma investigação de ameaças de atentados após a detenção de cinco suspeitos no fim de semana.

Bashir, 71 anos, foi detido na zona oeste da ilha de Java e levado para a sede da polícia em Jacarta.

"Ele é suspeito de ter vínculos com o terrorismo", afirmou uma fonte policial à AFP.

Bashir é considerado um dos líderes espirituais do movimento islamita radical na Indonésia. Ele foi apresentado como "emir" da Jemaah Islamiyah (JI) (ou "comunidade islâmica"), uma rede clandestina regional fundada em 1993 que deseja impor um Estado islâmico em boa do sudeste asiático.

O religioso foi preso após o atentado de Bali em outubro de 2002 que matou 202 pessoas, mas foi liberado em 2006.

A detenção de Bashir aconteceu após a prisão de cinco pessoas e da apreensão de explosivos no fim de semana em várias operações em Java.

A polícia não anunciou os motivos das detenções, mas o presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono afirmou no sábado que um projeto de atentado contra ele havia sido desmantelado, sem revelar mais detalhes.

A Indonésia iniciou uma importante ofensiva antiterrorista nos últimos meses após descobrir em fevereiro um centro de treinamento clandestino na província de Aceh, norte da ilha de Sumatra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação