Mundo

Equipes de socorro tentam busca desesperada por desaparecidos nos deslizamentos na China

Deslizamentos de terra que, no último sábado, devastaram a província de Gansu (noroeste), deixam um saldo de mais de 1.100 desaparecidos e 337 mortos

Agência France-Presse
postado em 09/08/2010 09:58

Deslizamentos de terra que, no último sábado, devastaram a província de Gansu (noroeste), deixam um saldo de mais de 1.100 desaparecidos e 337 mortos

As equipes de socorro e o exército chinês tentavam nesta segunda-feira (9/8), em muitos casos apenas com as mãos, encontrar sobreviventes nos deslizamentos de terra que, no último sábado, devastaram a província de Gansu (noroeste), com um saldo de mais de 1.100 desaparecidos e 337 mortos.

No último balanço oficial da catástrofe que atingiu uma zona isolada dessa remota província o número de mortos subiu de 137 para 337 mortos e os desaparecidos chegam a 1.148.

A tragédia, provocada por chuvas torrenciais, enlutou ainda mais um país confrontado as piores inundações dos últimos 10 anos, que deixaram até o momento 2,1 mil mortos.

Em Gansu, a enxurrada de lodo e pedras sepultou uma faixa de 5km de extensão e 500m de largura com uma altura que chegou, em alguns lugares, até o terceiro andar dos prédios, informou a agência oficial Nova China (Xinhua).

Os deslizamentos arrasaram todos os imóveis de pelo menos três aldeias desta região montanhosa, habitada principalmente por habitantes da etnia tibetana. A camada de barro chegava a dois metros de altura em algumas ruas do distrito de Zhouqu, o mais afetado, de 135 mil habitantes.

As equipes de socorro conseguiram resgatar com vida uma mulher de 74 anos que havia permanecido bloqueada no quarto andar de um prédio durante 34 horas.

O primeiro-ministro Wen Jiabao, que chegou na tarde de ontem a Gansu, e o presidente Hu Jintao deram apoio às equipes de socorro para que continuassem salvando vidas.

Wen Jiabao visitou regiões cobertas de lama e pediu que as equipes de socorro encontrassem sobreviventes, segundo a imprensa local. "Aqueles que estão soterrados, este é o momento crucial para salvar suas vidas", disse Wen neste domingo, citado pela agência oficial Xinhua.

Em torno de 700 pessoas foram resgatadas e um total de 45 mil foram retiradas de casa na província de Gansu, informaram veículos da imprensa chinesa e do governo. As autoridades mobilizaram mais de 4,5 mil soldados e centenas de profissionais de saúde para as operações de busca e resgate.

As imagens da emissora estatal mostravam os moradores caminhando sobre as ruas cobertas de lama, carros parcialmente cobertos e soldados usando pás na procura por sobreviventes.

O nível da água começava a baixar depois que as autoridades destruíram com explosivos a barreira de escombros que tinha bloqueado o fluxo do rio, informaram as agências de notícias. A eletricidade foi cortada na maior parte dessa região, a última do país a registrar chuvas torrenciais.

Desde o começo do ano, a chuva forte deixou em toda a China mais de 2,1 mil mortos ou desaparecidos, provocando a evacuação de 12 milhões de pessoas.

No nordeste da China, aldeias inteiras estão debaixo d;água e os nível dos rios na zona próxima da fronteira com a Coreia do Norte chegou a um ponto crítico. A meteorologia previa mais chuva para este domingo nessa região do país.

Os danos materiais calculados também são consideráveis: 1,4 milhão casas foram destruídas e os prejuízos podem chegar a 275 bilhões de iuanes, ou mais 30 bilhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação