postado em 09/08/2010 17:35
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (9) que é um otimista em relação à possibilidade da construção de paz entre a Colômbia e Venezuela. Segundo ele, é preciso, antes de tudo, que os dois países restabeleçam a harmonia entre os Estados.Em entrevista coletiva concedida após o encontro com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Lula assinalou que a questão das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) é interna e nenhum país pode interferir.
;Se um país como o Brasil, Argentina ou qualquer outro quiser ajudar só nos moveremos se a Colômbia pedir alguma coisa. Se não pedir, é um problema interno da Colômbia que tem que ser resolvido pela Colômbia;.
Ele afirmou também estar feliz pelo início das negociações entre Banco do Brasil e Bradesco para consolidar as operações do banco português Espírito Santo na África. De acordo com Lula, o objetivo é o de que os bancos brasileiros públicos e privados passem a operar na América Latina e África e para isso ele vem trabalhando há bastante tempo.
;O Brasil tem uma relação comercial razoável e com esses bancos vai facilitar a vida dos brasileiros que moram lá, dos nossos importadores e exportadores. Então, fiquei muito feliz. Foi um passo muito importante estarmos com essa parceria na África. Temos a pretensão de ir para outros lugares para que tenhamos uma presença maior;, comentou o presidente.