Agência France-Presse
postado em 10/08/2010 14:35
As Nações Unidas lançaram um apelo para ajudar 13,8 milhões de pessoas atingidas por um dos piores desastres humanitários do mundo, as enchentes que paralisaram partes do Paquistão, criando temores e originando doenças.O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários informou que o desastre superou em escala de atingidos o tsunami no Oceano Índico de 2004, o terremoto no Paquistão de 2005 e o terremoto no Haiti em janeiro de 2010.
Em torno de 1,5 milhão de pessoas foram evacuadas no sul e 1,5 milhão de hectares de fazendas foram destruídos na província central de Punjab, enquanto o pior ocorreu no nordeste do país, que já tem de enfrentar a violência talibã.
"Nós divulgaremos em breve um pedido por centenas de milhões de dólares para responder às necessidades imediatas", disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, enfatizando que no médio e longo prazo a assistência deverá ser prolongada.
[SAIBAMAIS]A enviada especial da ONU Jean-Maurice Ripert informou que centenas de milhões de dólares serão necessários para enviar ajuda humanitária imediata e bilhões de dólares para a reconstrução da infraestrutura do país.
Parte do Vale do Swat, no nordeste, onde o Paquistão realizou uma forte campanha contra insurgentes talibãs no ano passado, ainda tinha acesso bloqueado por estrada nesta quinta-feira.
"Foi um desastre de grande magnitude", disse subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e Ajuda de Emergência da ONU, John Holmes, que lançará o apelo em Nova York na quarta-feira para o que irá se configurar em um dos maiores esforços humanitários da ONU na história.