postado em 10/08/2010 15:39
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que fará "tudo o que estiver ao nosso alcance" para melhorar as relações com a Venezuela, ao chegar a Santa Marta hoje (10/8), onde se reunirá com o colega venezuelano, Hugo Chávez.
"Somos otimistas, temos muita vontade de que essa reunião produza efeitos efetivos e duradouros pelo bem dos nossos povos. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, buscaremos todos os mecanismos", disse Santos na chegada a Santa Marta, litoral norte colombiano, banhado pelo mar do Caribe.
"Estamos nesta cidade histórica e vamos a um local igualmente histórico buscar que as relações entre dois países irmãos possam se restabelecer sobre bases firmes e duráveis", acrescentou o presidente.
"Estamos otimistas, mas sem gerar muitas expectativas porque acho que depois da reunião é quando realmente poderemos saber os resultados. Peço a Deus e ao Libertador (Simón Bolívar) que nos inspirem para que tomemos as decisões mais acertadas em benefício dos nossos dois povos", disse Santos.
O presidente colombiano chegou a Santa Marta, vindo de Bogotá, às 12h35 locais (14h35 locais), em um avião da Força Aérea Colombiana que trazia as bandeiras da Colômbia e da Venezuela tremulando nas janelas da cabine do piloto.
A reunião de Santos e Chávez, após a qual podem ser retomadas as relações entre os dois países, será celebrada na Quinta San Pedro Alejandrino, casa na qual morreu o Libertador das duas nações, Simón Bolivar, em 17 de dezembro de 1830.
A cúpula coincide com o 59º aniversário de Santos.