postado em 10/08/2010 16:11
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, chegou hoje (10/8), por volta das 14h15, no Hospital Sírio-Libanês, onde passará por uma bateria de exames por causa do diagnóstico de linfoma que recebeu de médicos no Paraguai.Lugo chegou de helicóptero junto com dois médicos particulares, que vão se juntar à equipe do Sírio-Libanês, comandada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Yana Novis.
De acordo com Hoff e Kalil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está muito preocupado com a saúde de Lugo, já foi informado sobre a chegada dele ao hospital e deverá conversar, ainda hoje, com o presidente do Paraguai por telefone. Kalil afirmou que o presidente paraguaio está tranquilo.
Os médicos disseram que Lugo permanecerá no Sírio-Libanês esta noite, com possibilidade de ficar no hospital até a próxima quinta-feira. ;Até amanhã, vamos ter uma ideia do que está acontecendo. São exames complementares que ele irá fazer;, disse Kalil. Segundo ele, os médicos paraguaios trouxeram os exames a que Lugo foi submetido no país, para que sejam avaliados junto com os que serão feitos no Brasil.
Hoje, depois de participar de reunião ministerial, o ministro das Relações Exteriores comentou a oferta de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer Lugo do Paraguai a São Paulo. Segundo ele, é uma cortesia a um ;chefe de Estado estrangeiro, de país amigo, que precisa de apoio;.
Amorim disse, ainda, que aviões da FAB são usados em situação de dificuldade de logística. ;Não vejo nada de extraordinário nisso, sinceramente;, disse o ministro.