Agência France-Presse
postado em 10/08/2010 17:00
O diretor para a América do Norte da fabricante de aeronaves europeia EADS e ex-administrador da Nasa, Sean O;Keefe, e o filho adolescente sobreviveram a um acidente aéreo no Alasca que matou ao menos cinco pessoas, inclusive o ex-senador americano Ted Stevens, informou uma fonte da família à AFP hoje (10/8).O;Keefe, 54 anos, e o filho Jonathan, 17, sobreviveram, mas sofreram vários ferimentos na queda da aeronave, ocorrida na noite de ontem, e estão sendo tratados em um hospital do Alasca, acrescentou o familiar, que pediu para não ter o nome divulgado. "Acho que Sean sofreu uma fratura na pélvis, além de muitos arranhões e queimaduras. Jonathan quebrou uma perna e sofreu cortes e algumas queimaduras", disse.
O diretor-executivo da unidade norte-americana da companhia aeroespacial europeia EADS e ex-diretor da agência espacial americana (Nasa), fazia uma viagem particular ao remoto estado do noroeste dos EUA, explicou o porta-voz da EADS América do Norte, Guy Hicks.
Ele e o filho viajavam numa pequena aeronave com capacidade para oito ou nove passageiros, que caiu na noite de ontem perto da cidade de Aleknagik, cerca de 480km a sudoeste da capital do estado, Anchorage.
Até agora, a Agência Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), organização responsável pela investigação de acidentes com transportes nos EUA, confirmou cinco mortos no desastre.
Mais cedo, um amigo da família do ex-senador americano Ted Stevens, que também viajava no pequeno avião, havia informado que o político morreu no acidente. "Posso confirmar que ele (Ted Stevens) morreu em um acidente aéreo no Alasca", disse Mitch Rose à AFP.
O jornal Anchorage Daily News noticiou que Stevens, de 86 anos, se dirigia para Agulowak Lodge, de propriedade da companhia GCI, que também é dona do monomotor acidentado.
A princípio havia informações desencontradas sobre se o ex-senador estaria entre as vítimas fatais, depois que um amigo da família rebateu informes segundo os quais a morte daquele que foi homem forte republicano teria sido confirmada.
Uma mulher da casa do general reformado da Força Aérea americana Joe Ralston, amigo da família de Stevens, disse que Ralston estaria consolando a esposa do político, Catherine, enquanto buscavam informações sobre o acidente, destacou o jornal.
As viagens em pequenos aviões, inclusive hidroaviões, são comuns no Alasca, onde o clima, as longas distâncias e um sistema incompleto de auto-estradas dificultam os deslocamentos por terra.