Mundo

St. Maarten oferece diversão em dobro para quem vai ao Caribe

E a ilha ainda fica bem pertinho das incríveis Saba e St. Barths

Mariana Rocha
postado em 11/08/2010 09:28

As águas do Caribe recepcionam o turista ainda no ar. Pousar em Sint Maarten é ter a sensação de ser engolido pelo oceano. E, a poucos metros de uma das 37 praias da ilha, a chegada ao solo dá a certeza de que esse é mesmo um destino ;sensacionaal;.

O menor território do mundo dividido por dois países tem 37 praias incríveis, mais de 360 restaurantes e muitos produtos à venda sem impostos. Os holandeses de Sint Maarten (ao sul) e os franceses de Saint Martin (ao norte) oferecem diversão em dobro em uma pequena ilha de 95km2 que tem, em cada lado, leis, placas de carro, números de telefone, línguas oficiais e moedas diferentes.

Diversão para quem busca agito ou sossegoDe um metro para o outro da rodovia, o guia Fabian Badejo aponta: ;Agora estamos do lado francês;. E isso sem que se veja uma placa, um sinal de alfândega ou um posto de imigração. E a cada trecho da rodovia ele continua: ;Agora holandês, agora francês...;. E assim vai, até o ponto em que cada lado da pista pertence a um país.

O lado francês é sofisticado, com resorts de luxo e praias mais exclusivas. Já o holandês prima pela diversão. Conta com areias movimentadas, lojas empolgantes, cassinos e uma vida noturna bem agitada. Toda a ilha é destinada a promover dias inesquecíveis ao 1,5 milhão de turistas por ano que procuram calor, descanso e simpatia no coração do Caribe. Outro aspecto ;geniaal; de St. Maarten: fica pertinho de paraísos como Saba e St. Barths, cujas atrações você conhece nas duas últimas páginas.

Esta é a minha praia

Abrir a janela do quarto do hotel e deparar com o mar límpido e bicolor é uma emoção que não pode ser contida. A sensação se repete entre os turistas que visitam a ilha e têm a oportunidade de acordar com vista para o azul e verde do Mar do Caribe. E não importa o que mais se faça durante a viagem, a primeira missão é ir à praia!

Um tour pelas estradas de toda a ilha permite ter uma ideia da quantidade de pequenas porções de areia que se confundem com paraísos. Nenhuma das 37 praias de St. Maarten é particular. Por isso, é possível passar mais de um mês sem repetir um destino(1). Algumas são acessíveis apenas de barco, que podem ser alugados. Outras são mais famosas entre os visitantes.

Orient Beach é um desses casos de popularidade. Localizada do lado francês, a praia tem uma faixa de areia destinada ao nudismo. No trecho que separa os vestidos dos despidos, uma placa enfatiza: proibido qualquer tipo de imagem. Câmeras fotográficas e filmadoras são perseguidas por seguranças, que garantem a tranquilidade dos que estão mais à vontade. A maioria dos frequentadores é de casais mais velhos. Sem pudor, eles andam de mãos dadas, jogam frescobol e tomam sol em algumas pranchas de madeira no mar. Quem se sente deslocado é aquele curioso que passa por lá vestido. Outro reduto nudista é Cupecoy Beach. A praia é cercada por falésias, que tornam o ambiente mais reservado, e tem uma das mais belas vistas da ilha.

Para quem procura uma praia mais calma, mas com boas opções de restaurantes, o ideal é ir até Grand Case. O pequeno e charmoso vilarejo é o reduto gastronômico do lado francês.

Pouso
Se a ideia é ter pouco mais de emoção, o destino certamente é Maho Beach. A praia é famosa pelos pousos e decolagens de aviões a poucos metros da linha da areia. É comum ver turistas agarrados à grade do aeroporto para sentir a potência das turbinas, enquanto outros mais desatentos são arrastados pela força do vento na decolagem. Já no pouso, a sensação é de que o avião vai cair sobre todos que estão na praia ; nada deixa a desejar ao primeiro capítulo da série Lost. Os aviões aterrissam durante todo o dia e um bar apresenta uma lista com o horário de chegada dos maiores aviões. Prepare, então, a máquina fotográfica! O pouso não dura mais do que 15 segundos.

Em um dia de compras, experimente um intervalo em Great Bay, à beira da Front Street, onde restaurantes e bons drinques aliviam o calor depois das compras em Philipsburg. Para um passeio mais exclusivo, tente Mullet Bay, onde está a água considerada a mais transparente da ilha.

E se apenas uma praia por dia parece pouco, um tour de barco por toda a costa de St. Maarten pode ser uma boa pedida. É possível navegar ao som de música caribenha, com refeições inclusas e mergulho com snorkel, tudo regado ao delicioso ponche de frutas ; ou fruit punch. (MR)

A jornalista viajou a Convite do Escritório de Turismo de St. Maarten e da Gol/ Varig Linhas Aéreas

1 - Táxi aquático
Oficialmente, o Yellow Water Táxi é o transporte aquático da ilha. Leva os turistas ao longo da costa e serve aos cruzeiros que chegam ao porto. O uso ilimitado por dia custa US$ 6 (preço sujeito a alterações).

O número
37

Número de praias em St. Maarten


Na internet

Site oficial do turismo de St. Maarten
www.visitstmaarten.com

Leia mais na edição de hoje do caderno Turismo do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação