Agência France-Presse
postado em 11/08/2010 10:49
O exército da Índia se mobilizava nesta quarta-feira (11/8) para encontrar centenas de pessoas desaparecidas, entre elas vários turistas estrangeiros, no dia seguinte à notícia da morte de cinco europeus, entre as 185 vítimas das inundações em Ladakh.Um alto funcionário dos serviços de emergência da Caxemira indiana anunciou na terça-feira que três franceses, um espanhol e um italiano figuram entre as vítimas das inundações que destruíram casas, estradas, pontes e redes elétrica em Leh, principal cidade de Ladakh.
Um funcionário do governo local, Naseema Lanker, declarou nesta quarta à AFP que foram encontrados os corpos dos três franceses desaparecidos na região de Leh. Por outro lado, três espanhois continuam oficialmente desaparecidos na mesma zona montanhosa.
As buscas pelos desaparecidos avançam lentamente pela dificuldade de acesso a algumas zonas. O exército, bastante presente na região por causa das disputas fronteiriças com o Paquistão e a China, também evacuam turistas presos em zonas afastadas.
Cerca de 150 pessoas, entre elas 30 estrangeiros, bloqueados em Lamayuru, na estrada Srinigar-Kargil, foram evacuadas pelo Exército.