Agência France-Presse
postado em 11/08/2010 15:23
Vários incêndios atiçados por fortes ventos avançavam hoje (11/8) em três parques naturais do norte e do centro de Portugal.Segundo a Defesa Civil, 28 incêndios considerados significativos se encontram ativos e mais de 1,5 mil bombeiros estão mobilizados em todo o país. Vários focos dados por controlados na noite de ontem se reativaram na manhã de hoje por culpa dos ventos.
No parque de Peneda-Gerês (noroeste), única zona natural classificada como parque nacional em Portugal, mais de 250 bombeiros, 70 veículos e cinco helicópteros estavam mobilizados contra três incêndios, informou a Defesa Civil no site.
Outros focos se declararam nesta quarta-feira no parque natural de Sierra da Estrela (centro), e no parque natural de Montesinhos, na região de Bragança (nordeste).
Desde o fim de julho, Portugal sofre uma onda de incêndios alimentados pelo forte calor. Cerca de 18 mil hectares de florestas arderam desde o começo de agosto, principalmente no norte e no centro do país, ou seja, quase tanto quanto nos sete primeiros meses do ano.
O fogo, que por enquanto não atingiu zonas habitadas, provocou a morte de dois bombeiros nesta semana.