Mundo

EUA concluem missão de combate no Iraque no fim do mês, como o previsto

Agência France-Presse
postado em 11/08/2010 16:44
O exército americano cumprirá o cronograma de concluir a missão de combate no Iraque no fim do mês, declarou hoje (11/8) o porta-voz da Casa Branca ao término de uma reunião entre o presidente Barack Obama e altos dirigentes encarregados da situação no país.

"Estamos cumprindo o prazo para concluir nossa missão de combate" no Iraque, declarou o porta-voz, Robert Gibbs, durante coletiva de imprensa diária.

Obama reuniu na manhã desta quarta-feira a equipe de segurança nacional, civis e militares, para discutir a situação no Iraque, a menos de três semanas da data prevista para a retirada, e quando o país ainda não tem um governo, cinco meses depois das eleições legislativas.

O exército americano, que contabiliza atualmente cerca de 64 mil homens no Iraque, deve terminar a missão de combate em 31 de agosto, conforme o cronograma anunciado pelo presidente Obama logo após a posse, no início de 2009.

Os 50 mil militares americanos que permanecerão no país após essa data, especialmente para formar o exército iraquiano, deverão sair até o fim de 2011.

Apesar de uma redução geral da violência, o Iraque segue como um lugar de ataques e atentados mortíferos, que fizeram ao menos 60 mortos somente no fim de semana passado. Hoje, oito soldados iraquianos foram mortos na explosão de uma casa no nordeste de Bagdá, segundo fontes militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação