Mundo

Astronautas avançam no reparo do sistema de refrigeração da ISS

Agência France-Presse
postado em 11/08/2010 18:35
Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) conseguiram hoje (11/8), na segunda saída ao espaço, retirar uma peça defeituosa do sistema de refrigeração danificado há duas semanas, segundo imagens transmitidas diretamente pela Nasa.

"As operações ocorreram muito bem hoje (quarta-feira)", afirmou o apresentador da Nasa no fim do trabalho dos astronautas Doug Wheelock e Tracy Caldwell no exterior da estação, na órbita da Terra. A saída espacial terminou depois de mais de sete horas.

Os dois astronautas já tinham tentado, no último sábado, sem sucesso, retirar a bomba defeituosa em uma saída que durou oito horas, a mais longa na história da ISS.

Agora, devem substituir a bomba em uma terceira caminhada espacial prevista para, "no mais tardar", no próximo domingo.

Sem sistemas de refrigeração e calefação, a temperatura na ISS subiria a 120;, quando exposta ao sol, e baixaria a -150; quando ficasse na sombra sideral, segundo a Nasa.

Se a segunda unidade de climatização fosse danificada, coisa que a agência espacial europeia considera improvável, os três astronautas americanos não estariam em perigo imediato: poderiam se refugiar junto aos três colegas russos, que vivem em uma área da ISS que dispõe de própria unidade climatizadora.

A ISS é um projeto de US$ 100 bilhões iniciado em 1998 e do qual participam 16 países, mas que é financiado sobretudo pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação