Mundo

Brasil e EUA firmam acordo para converter dívida em proteção a florestas

postado em 12/08/2010 10:19
Brasília - Os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmam nesta quinta-feira (12/8) acordo para reduzir os pagamentos de uma dívida brasileira com o país, no valor aproximado de US$ 21 milhões, ao longo dos próximos cinco anos. Em troca, o governo brasileiro se compromete a destinar os recursos para programas de conservação dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

O acordo tornou-se possível graças ao Tropical Forest Conservation Act (TFCA), a Lei para a Conservação de Florestas Tropicais, de 1998. Este é o primeiro acordo do gênero entre os Estados Unidos e o Brasil, e o 16; tratado TFCA assinado pelos norte-americanos.

Após a assinatura do acordo, prevista para as 11h, haverá entrevista coletiva às 11h30, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do chefe do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty, Luis Alberto Figueiredo, e da ministra-conselheira da Embaixada dos EUA no Brasil, Lisa Kubiske, que substitui o embaixador Thomas Shannon no evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação