Mundo

Cerca de 25% da colheita foi perdida por seca e incêndios na Rússia

Agência France-Presse
postado em 12/08/2010 10:37
A Rússia perdeu quase 25% das plantações de cereais este ano, em consequência da seca e da onda de calor que assolam o país, declarou nesta quinta-feira (12/8) o presidente, Dmitri Medvedev, segundo a agência Interfax.

"Estamos em uma situação muito difícil, porque cerca de um quarto da colheita de cereais do país se perdeu", afirmou Medvedev, durante reunião em Taganrog (sudoeste), na região agrícola de Rostov.

"Lamentavelmente, muitos produtores estão à beira da falência por causa da perda das colheitas", acrescentou.

"O governo entende a situação, já a conhece e - espero - a tem sob controle. Decisões financeiras já foram tomadas em relação a uma ajuda que será dada aos agricultores, que estão em situação crítica", disse o presidente, referindo-se a um pacote de 35 bilhões de rublos (1,15 bilhão de dólares).

Os produtos derivados dos cereais foram as primeiras vítimas da grave seca que castiga a Rússia desde abril, agravada ainda mais desde julho, com uma onda de calor sem precedentes.

O governo chegou a decretar estado de emergência em 27 das 83 regiões do país, a maior parte delas situadas na parte europeia do território russo, onde as terras são muito férteis.

Na segunda-feira, a Rússia voltou a revisar para baixo as estimativas de produção de cereais, reduzindo as 90 milhões de toneladas habituais para entre 60 e 65 milhões de toneladas.

O consumo anual de cereais na Rússia é de 78 milhões de toneladas.

No início da semana, o primeiro-ministro Vladimir Putin destacou que as reservas do país - 9,5 milhões de toneladas, acumuladas em um fundo de intervenção, e 21 milhões de toneladas de excedente do ano passado - devem bastar para compensar a queda na colheita deste ano.

No entanto, os efeitos da catástrofe natural já começaram a ser sentidos no mercado interno, com uma disparada dos preços do pão na capital russa em questão de poucos dias.

O preço do pão redondo tradicional de 380 gramas, vendido nos mercados de Moscou, aumentou cerca de 20%, passando dos habituais 15 rublos (0,50 dólares) para 18 rublos (0,60 dólares).

Terceiro maior exportador de trigo do mundo, a Rússia já havia anunciado na semana passada uma suspensão das exportações deste cereal e de seus derivados a partir de agosto, decisão tomada em função da perda dos cultivos.

Este anúncio fez com que os preços do trigo no mercado mundial atingissem níveis recorde, depois de uma série de aumentos consecutivos ao longo das últimas semanas. No ano passado, a Rússia exportou 21,4 milhões de toneladas de cereais.

Também nesta quinta-feira, Medvedev suspendeu o estado de emergência em três das sete regiões afetadas pelos incêndios florestais, de acordo com a agência Itar-Tass. "Assinei o decreto que modifica o estado de emergência, que será suspenso em Vladmir, Voronezh e Marii El, mas será mantido em Mordóvia, Moscou, Nizhni Novgorod e Riazan", informou o presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação