Agência France-Presse
postado em 12/08/2010 16:57
Um terremoto de magnitude 7,2 graus sacudiu o Equador hoje (12/8), deixando um ferido e danos materiais leves, informaram as autoridades falando sobre um fenômeno que foi sentido em "todo o país" e no norte do Peru.O porta-voz da Cruz Vermelha equatoriana, Jorge Arteaga, disse à AFP que no porto pesqueiro de Manta (sudoeste), uma pessoa sofreu politraumatismos após a queda de um muro provocada pelo sismo.
"Até agora é a única vítima", acrescentou Arteaga, indicando que o tremor também causou danos no porto de Guayaquil (sudoeste), onde dois edifícios - inclusive um quartel dos bombeiros - sofreram danos nas paredes e três casas feitas de cana ruíram em um bairro periférico.
O terremoto foi registrado às 6h54 locais (8h54 de Brasília) e o epicentro foi localizado na província amazônica de Pastaza, 187km a sudeste de Quito, informou o Instituto Geofísico (IG) de Quito.
O tremor, que durou 40 segundos, ocorreu a 238km de profundidade e "foi sentido em todo o país", de acordo com a fonte.
Um informe inicial do ministro da Segurança do Equador, Miguel Carvajal, não reportou danos ou vítimas.
O terremoto foi sentido especialmente nas cidades de Ambato, Tena, Riobamba, Guaranda, Guayaquil e Quito, onde se viram cenas de pânico, com pessoas abandonando as casas, segundo reportagens de rádio.
No Peru, os sismógrafos registraram uma magnitude de 6,7 graus, segundo o Instituto Geofísico nacional. No país, moradores das cidades de Tumbes, Piura, no litoral, e das amazônicas Tarapoto, Yurimaguas, Moyobamba e Iquitos (vizinhas do Equador), saíram alarmados nas ruas.
Os dois países estão situados no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, região sensível a atividades sísmicas.