Mundo

Ex-ditador toma posse como presidente do Suriname

Agência France-Presse
postado em 12/08/2010 17:14
O ex-ditador surinamês Desi Bouterse tomou posse hoje (12/8) como novo presidente em uma cerimônia ignorada pela comunidade internacional.

Bouterse, de 64 anos, já havia assumido o poder à força no Suriname em duas ocasiões: em 1980 liderou um golpe de estado e ficou à frente do governo até 1987. Três anos depois, liderou um novo golpe contra o governo de Ramsewak Shankar e assumiu a Presidência até 1996.

Dessa vez, ele foi eleito pelo Parlamento em 19 de julho para governar por um período de cinco anos com o apoio da Mega Combinação, coalizão que venceu as eleições legislativas de maio ao obter 23 dos 51 assentos.

Em discurso inaugural, Bouterse, pregou a unidade nacional. "A oposição não é nossa rival. Vemos os opositores como sócios cooperadores para a realização conjunta de políticas", afirmou.

A Holanda, antiga potência colonial no país, condenou Bouterse por tráfico de cocaína, razão pela qual há contra o líder uma ordem de prisão internacional.

Bouterse também está sendo julgado pelas execuções em dezembro de 1982 de 13 civis e dois militares que faziam oposição ao governo. Se for condenado, poderá ter que cumprir até 20 anos de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação