Agência France-Presse
postado em 12/08/2010 20:59
Os Estados Unidos pediram hoje (12/8) aos cidadãos que evitem viajar às regiões bolivianas de Potosi, Uyuni e Oruro, cenário de protestos e bloqueios de estradas nas últimas semanas.[SAIBAMAIS]"O Departamento de Estado pede aos cidadãos americanos na Bolívia que evitem viajar a Potosi, Oruro e Uyuni até que a situação seja resolvida", afirmou uma nota do departamento.
A nota afirma que as três regiões foram cenário de "protestos" e "bloqueio das principais estradas entre as cidades" por conta de demandas regionais, o que levou "milhares de pessoas, inclusive centenas de turistas" a ficarem presos nesses locais por 16 dias.
Por conta dos protestos, comida, água e remédios "são limitados" e "os saques são prováveis", advertiu o Departamento de Estado.
Os americanos que já se encontram na região "devem ser discretos e limitar seus movimentos", evitando os protestos, completou a nota.
Os protestos na Bolívia afetaram sobretudo a região de Potosí, incomunicável há 15 dias, da qual dezenas de turistas ainda não conseguiram sair.