Agência France-Presse
postado em 13/08/2010 11:21
Dezenas de milhares de fiéis muçulmanos rezaram nesta sexta-feira (13/8) na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, na primeira sexta-feira do Ramadã, sob alta vigilância policial israelense.A polícia de Israel mobilizou 2.000 oficiais em Jerusalém Oriental, que não precisaram agir, informou um porta-voz, Shmulik Ben Ruby.
"Mobilizamos 2.000 policiais para enfrentar qualquer eventualidade. Não registramos nenhum incidente ao fim da oração", completou, antes de calcular em 80.000 a quantidade de fiéis.
Como em todos os anos, a polícia previu a participação de dezenas de milhares de muçulmanos na oração na mesquita de Al-Aqsa, assim como na esplanada.
De modo geral, Israel proíbe aos palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza o acesso a Jerusalém Oriental, anexada após a conquista em 1967, assim como ao território israelense.
[SAIBAMAIS]No entanto, alguns palestinos da Cisjordânia ocupada são autorizados a visitar a mesquita de Al-Aqsa por ocasião do mês de jejum muçulmano do Ramadã.
A Esplanada das Mesquitas fica na Cidade Antiga, no setor oriental (árabe) de Jerusalém. No local ficam o Domo da Rocha e a mesquita de Al-Aqsa, terceiro local sagrado do islã, depois de Meca e Medina.
É o local também do templo bíblico destruído no ano 70 pelos romanos e fica no limite com o Muro das Lamentações, principal local de peregrinação judaica.