Mundo

A primeira vítima da superbactéria

postado em 14/08/2010 07:00

A recém-descoberta superbactéria mutante, resistente a medicamentos, fez a primeira vítima, um belga que não teve o nome divulgado, reforçando o temor de que possa se espalhar pelo mundo. Originária do sul da Ásia, a superbactéria já é temida por ter infectado dezenas de pessoas na Grã- Bretanha e na Austrália.

O óbito, segundo informações, ocorreu em junho passado. A suspeita é de que a vítima contraiu a bactéria em um hospital paquistanês. ;Ele se envolveu em um acidente de carro, durante uma viagem para o Paquistão. Foi hospitalizado com um grande ferimento na perna e, então, foi repatriado para a Bélgica, já infectado;, contou Denis Pierard, microbiologista do Hospital Universitário de Bruxelas. ;Apesar de ter sido remediado com colistosina, um poderoso antibiótico, o paciente faleceu;, acrescentou.

Também na Bélgica foi registrado o caso o de outro homem hospitalizado por ter sido infectado pela bactéria num acidente durante viagem a Montenegro, em julho. Ele foi tratado e se recuperou. ;O epicentro da presença dessa bactéria parece ser a Índia e o Paquistão, mas aparentemente devido ao contato e às viagens, sua disseminação está se alastrando;, explicou Youri Glupczynski, bacteriologista da Universidade de Leuven.

A superbactéria ; encontrada em bactéria contendo o gene Nova Délhi metalo-lactamase-1 (NDM-1) ; foi inicialmente identificada no ano passado em um paciente sueco que deu entrada em um hospital indiano. Segundo relato da revista médica britânica The Lancet , a bactéria contendo o gene NDM-1 teria sido encontrada em 37 britânicos que receberam tratamento médico no sul da Ásia.

O relatório, segundo o qual turistas que visitam o sul da Ásia para realizar tratamentos de saúde correm o risco de contrair a infecção e que alertou que a superbactéria poderia se espalhar, causou indignação na Índia. ;Vincular isto (a bactéria multirresistente) à segurança da cirurgia em hospitais da Índia, citando exemplos isolados para demonstrar que a Índia não é um lugar seguro, é errado;, destacou o Ministério da Saúde, em um comunicado publicado ontem. No entanto, também foi divulgado ontem que uma equipe de cientistas indianos alertaram sobre a superbactéria em março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação