Mundo

Enchentes no Paquistão já afetam 20 milhões de pessoas

postado em 14/08/2010 20:38
Brasília - O primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, afirmou hoje (14) que 20 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes que castigam o país há mais de duas semanas. Estas são as piores cheias em mais de oito décadas no país de 180 milhões de habitantes. As declarações de Gilani foram feitas durante as celebrações do 63; aniversário da independência do Paquistão, que neste ano tiveram um tom mais contido por causa das inundações, que já causaram a morte de mais de 1.600 pessoas.

Segundo Gilani, ainda há vítimas isoladas pelas enchentes, e o governo não está poupando esforços para atender a todos os afetados. Segundo a BBC Brasil, as autoridades paquistanesas advertiram sobre uma elevação ainda maior no nível do Rio Indus até o início da próxima semana nas províncias de Punjab e Sindh, o que pode aumentar ainda mais o impacto das enchentes.

As Nações Unidas advertiram sobre a possibilidade de disseminação de doenças provocadas pela água contaminada e já confirmaram a ocorrência de pelo menos um caso de cólera, na região do vale de Swat. Outras 36 mil pessoas estão sofrendo com diarreia severa, um dos sintomas da cólera. Apesar de não terem sido ainda testadas para confirmar a doença, todos elas estão recebendo tratamento para cólera. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deve visitar o país neste fim desemana para verificar os estragos provocados pelas chuvas e acompanhar os trabalhos de recuperação.

Na quarta-feira, a ONU lançou um apelo internacional para o envio de US$ 459 milhões (cerca de R$ 811 milhões) em ajuda de emergência ao Paquistão, mas advertiu que no longo prazo serão necessários bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação