Mundo

Colômbia oferece recompensa para identificar autores de atentado

postado em 14/08/2010 20:40
Brasília - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ofereceu recompensa de 500 milhões de pesos (cerca de R$ 485 mil) para quem fornecer informações que levem à captura dos responsáveis pelo atentado com um carro-bomba que atingiu na última quinta-feira o centro financeiro de Bogotá, deixando pelo menos nove pessoas feridas. A informação é da BBC Brasil.

Em um dos discursos mais duros desde sua posse, há uma semana, Santos ordenou às Forças Armadas que reforcem o combate "contra o terrorismo" e disse que, por enquanto, as portas para um diálogo com a guerrilha estão fechadas. "Até que os que querem dialogar sobre a paz não demonstrem vontade" a chave para o diálogo "estará bem guardadinha", afirmou Santos. Ele condicionou a abertura de diálogo com a guerrilha à libertação de todos os reféns em seu poder e ao abandono de práticas de "extorsão" e "terrorismo".

Embora tenha feito referências às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Santos disse que "não sabemos ainda quem são os responsáveis" pelo atentado. O novo presidente disse que se a intenção dos autores da explosão era fazer com que ele repensasse a política de segurança, herdada do antecessor Álvaro Uribe, "o efeito foi contrário", já que ordenou o endurecimento da luta contra os grupos armados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação