Mundo

Lugo chega a Assunção e reassume a presidência do Paraguai

postado em 14/08/2010 20:41
Brasília ; O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, chegou no começo da tarde de hoje (14/8) a Assunção, capital do país. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última terça-feira (10), onde fez uma série de exames que confirmaram um câncer linfático. Na quinta-feira (12), ele se submeteu à primeira sessão de quimioterapia para controlar a doença. O tratamento de Lugo prevê pelo menos outras cinco sessões que serão feitas no Paraguai por sua equipe médica pessoal.

De acordo com a agência oficial de notícias IP Paraguay, Lugo reassumiu o cargo afirmando que o povo não verá um presidente decaído e débil mas, sim, dotado de renovada energia para avançar, sem interrupções ou descanso "no trabalho pelos objetivos sociais e políticos" da agenda nacional.

Lugo disse que teve de se submeter a vários estudos médicos para determinar com precisão as possibilidades de continuar cumprindo com suas responsabilidades na Presidência do Paraguai. Afirmou, também, que "afortunadamente, a doença é controlável e reversível. O tratamento já foi iniciado em São Paulo, onde se realizou a primeira sessão de quimioterapia".

Lugo enfatizou que o tratamento de quimioterapia não ocasionará restrições ao desenvolvimento da agenda de governo. "Esta não é apenas uma expressão de otimismo", disse, "mas uma constatação realizada ontem pelos próprios médicos. Isso me anima e fortalece".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação