Agência France-Presse
postado em 16/08/2010 16:31
Nenhuma pessoa ficou ferida hoje (16/8) pelo terremoto registrado por volta das 13h GMT (10h de Brasília) na ilha de Lipari, no arquipélago das Eólias, na Sicília, sul da Itália, informaram fontes oficiais.A Defesa Civil italiana confirmou à AFP que o terremoto teve magnitude de 4,5 graus na escala Richter, e informou que ninguém foi gravemente ferido. "Ninguém foi hospitalizado", declarou à AFP um dirigente da Defesa Civil, que enviou uma equipe especial à região no caso de outros tremores serem sentidos.
As emissoras de televisão anunciaram inicialmente que em torno de quatro pessoas tinham ficado feridas, com arranhões leves, sem necessidade de internação.
O tremor foi sentido sobretudo pelos moradores de Lipari, um dos destinos do turismo de verão, onde muitas pessoas saíram às ruas em pânico.
Um grupo de turistas que estava nas praias da ilha foi resgatado por unidades da Guarda Costeira, enquanto embarcações vigiavam a costa, lotada de iates com celebridades e personalidades que passam as férias na região, entre elas o presidente do Senado italiano, Renato Schifani, que foi retirado do local após o deslizamento de rochas e pedras perto do barco.
O epicentro do terremoto foi registrado a seis quilômetros de Lipari, a uma profundidade de 19 quilômetros, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, que conta com uma sede especializada na ilha de Stromboli para a observação do vulcão de mesmo nome, ainda em atividade.
Em 6 de abril de 2009, um terremoto arrasou a cidade medieval de L;Aquila (centro), deixando um balanço de 308 mortos e 80 mil pessoas desabrigadas.
A Itália registra regularmente uma importante atividade sísmica no território.