Agência France-Presse
postado em 17/08/2010 14:18
Um centro chinês de proteção dos pandas anunciou hoje (17/8) ter lançado no mundo inteiro um apelo para encontrar seis candidatos a tratadores, que se ocupariam dos mamíferos durante um mês.O "Projeto Panda" foi lançado pelo Centro de Chengdu, capital da província de Sichuan (sudoeste) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Concederá aos seis selecionados a possibilidade de observar a espécie protegida e de fornecer ajuda aos animais em caso de necessidade.
Os cuidadores poderão, também, assistir ao nascimento de pandas, explicou o centro à AFP.
"Esperamos que graças ao projeto mais e mais pessoas se somarão à missão de proteção dos pandas e compreenderão a importância da preservação do hábitat selvagem" dos animais, explicou Zhang Zhihe, diretor do Centro.
Nas próximas seis semanas, os amantes dos pandas no mundo inteiro podem se candidatar no site www.pandahome.com.
Há apenas 1,6 mil pandas em liberdade no mundo e 300 cativos, essencialmente na China, como parte de programas de preservação da espécie.
Após terem conseguido nascimentos desses animais em cativeiro, os cientistas tentam, atualmente, introduzi-los na natureza.
A única tentativa terminou tragicamente. Xiang Xiang, deixado na floresta em 2006, foi encontrado morto, aparentemente por pandas selvagens da região.