Mundo

Vaticano divulga programa oficial da viagem do Papa ao Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 18/08/2010 13:31
O Vaticano revelou nesta quarta-feira (18/8) o programa oficial da viagem do Papa Bento XVI à Grã-Bretanha, de 16 a 19 de setembro, durante a qual visitará Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham e se reunirá com a rainha Elizabeth II.

A primeira viagem do Papa alemão ao Reino Unido, cinco séculos após a ruptura entre Henrique VIII e Roma que resultou no nascimento do anglicanismo, será iniciada com uma visita de cortesia, em 16 de setembro, à rainha Elizabeth II.

Nesse mesmo dia, o Papa celebrará uma missa em Glasgow, em Bellahouston Park, depois da qual irá para Londres.

Na sexta, iniciará sua estada na capital inglesa com uma missa privada na capela da nunciatura apostólica, em Wimbledon, seguida de uma reunião com representantes do mundo da educação católica em Twickenham e de um encontro com líderes de outras religiões no palácio de Lambeth.

À tarde, fará uma visita de cortesia ao arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, a mais alta autoridade da Igreja anglicana.

Em seguida, em Westminster Hall, tem programado reunir-se com representantes da sociedade civil, do mundo acadêmico, cultural e empresarial, assim como o corpo diplomático.

A jornada será concluída com uma celebração ecumênica na abadia de Westminster, onde pronunciará um dos 13 discursos previstos.

No sábado, iniciará o dia com vários encontros de caráter político. Pela manhã, no palácio do arcebispado de Westminster, se reunirá com o primeiro-ministro David Cameron, o vice-primeiro-ministro Nick Clegg e o líder trabalhista da oposição.

Durante a tarde, celebrará a santa missa em Westminster e visitará a casa de repouso de São Pedro, no bairro de Lambeth. Depois, participará de uma vigília de oração pela beatificação do cardeal John Henry Newman no Hyde Park.

No domingo, viajará de Londres a Birmingham, onde presidirá a cerimônia de beatificação do cardeal Newman no Parque Cofton de Rednal e rezará o angelus dominical.

Depois, fará uma visita ao oratório de São Filippo Neri, seguida de um encontro com os bispos da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Por fim, fará um discurso durante a cerimônia de despedida no aeroporto de Birmingham.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação