Agência France-Presse
postado em 18/08/2010 21:45
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse hoje (18/8) que analisa um acordo militar mais ambicioso com os Estados Unidos, após a decisão judicial que suspendeu a aplicação do tratado que previa a presença de militares americanos em sete bases colombianas."Vamos avaliar o passo seguinte e poderemos acertar algo inclusive mais ambicioso com os Estados Unidos, que levaremos ao Congresso", declarou Santos na ilha de San Andrés, que visitou após o acidente aéreo de segunda-feira.
Na véspera, a Corte Constitucional da Colômbia concluiu que o tratado com os Estados Unidos só terá validade se for aprovado pelo Congresso colombiano.
O acordo, firmado em outubro de 2009, autorizava a utilização de sete bases na Colômbia por tropas americanas que combatem o tráfico de drogas e o terrorismo.
Santos destacou hoje que a ajuda dos Estados Unidos na área de segurança vai prosseguir: "O importante é que a cooperação continua. A luta contra o narcotráfico, contra o terrorismo, não tem trégua, e a decisão da Corte não afeta em nada esta ajuda".